Festival Aldeia de Lobos

 

CartazFestivalAldeiaLobos

Aldeia de Lobos como Conceito

   Pretendemos ser mais que um festival, provocar impacto social na localidade, na sociedade em geral e, em última instância, promover uma mudança social.

   Neste festival, espera-se mostrar os recursos da região e sensibilizar a sociedade para a sua utilização de forma sustentada. Assim como, encontrar inspiração nas características na região, na sua paisagem e na própria comunidade local. Durante festival, juntar-se-á o entorno paisagístico e a riqueza cultural e etnográfica envolvente à criatividade dos artistas e de todos os que queiram participar. No sentido de minimizar o impacto ambiental do festival e consciencializar.

   Este momento mostra-se como uma oportunidade para criar, inovar, experimentar e partilhar todas as fases do processo com o grupo de intervenientes e com todos aqueles que se juntem. Independentemente da forma que encontrarem para participar, será gratificante fazer parte desta sinergia, que tenta ser simples, e o mais em conformidade com o meio possível.

   Supõe-se então, uma fusão entre artistas/participantes e a comunidade , onde o rural e o urbano, o tradicional e o contemporâneo se irão complementar. O resultado deste trabalho será exposto um pouco por toda aldeia e no fojo do lobo, onde a Natureza será o palco no qual a arte se vai exprimir.

Onde e Porquê?

Aldeia de Fafião

   As condições naturais e paisagísticas adequam-se na perfeição ao enquadramento do conceito do festival Aldeia de Lobos.

   O Fojo dos Lobos da aldeia de Fafião será palco principal das intervenções e expressão artística, pela sua forte influência na cultura local e sobrevivência da própria comunidade bem como o uso das cortes da aldeia como galerias de arte, onde a expressão artistica estará ao rubro

Quando?

   Evento a realizar nos dias 28 e 29 de Junho de 2019

   Durante estes dois dias haverá oportunidade de visitar a aldeia de Fafião que estará de portas abertas para todos quiserem conhecê-la como um grande atelier, onde as peças serão enquadradas e algumas finalizadas no espaço, da forma mais adequada, sempre respeitando e em simbiose com a Natureza. Existirão atividades diurnas e noturnas. Algumas das obras poderão manter-se no espaço por um período de tempo a determinar.

Para quem?

   O Festival Aldeia de Lobos destina-se à população local e população em geral, a qualquer visitante/artista que queira participar ou apenas visitar o festival.

Custo

   Acreditamos que o festival deve ser carácter gratuito para quem o visite possibilitando assim a participação de todas as camadas da população.

Divulgação

   Pretendemos preservar e fomentar a partilha, o boca-a-boca será uma forma de divulgação e conta-se com todos os intervenientes para esse efeito. Todos os meios de comunicação, inclusivamente web, serão também explorados como forma de divulgação.

Um Festival em Mudança

    Para este ano de 2019 o conceito essencial do Aldeia de Lobos mantem-se, no entanto para maximizar os nossos recursos está a ser feito um enorme esforço por parte da organização com o intuito de promover não apenas as novas bandas que farão parte do nosso cartaz, bem mais alinhadas com o público, como  também os espaços e ambientes que trarão esta festividade ao seu ponto máximo nos dias 28 e 29 de Junho (Sexta-Feira e Sábado). Este ano serão em maior número as cortes dos animais usadas como galerias de arte. Nestes espaços fulcrais como expoente diferencial do festival, estará presente uma panóplia de artistas nacionais e internacionais. Este ano abriremos um Espaço Zen e um Espaço Júnior, se o primeiro contemplará uma zona de descanso e meditação, o segundo contemplará actividades feitas a pensar em todas as crianças. Teremos também um teatro no Fojo do Lobo, uma exposição fotográfica pelas ruelas da nossa aldeia com um conceito de retro-iluminação. Este ano o espaço destinado à alimentação será mais próximo da aldeia, pretendemos centralizar mais o evento e desta forma permitir que os nossos visitantes não tenham que se estender tanto na sua mobilidade. Não ficamos por aqui de novidades, neste festival em profundas mudanças logísticas, não em conceito, daremos aos nossos visitantes um espaço novo, uma Adega onde poderão provar vários produtos especiais da região preparados e escolhidos para si. Teremos ainda algumas surpresas, mas essas deixaremos para breve.

   Siga-nos nas páginas das redes sociais, no facebook através https://www.facebook.com/aldeiadelobos/ e na nossa página do Instagram através https://www.instagram.com/festivalaldeiadelobos/

Anúncios