Art Nature Fest

33505949_10211879899333570_7221003827569229824_n

O Art Nature Fest como Conceito

   Fundado em 2014, o ArtNatureFest surge com o objetivo de consciencializar o Homem para a sua relação com a natureza e suas raízes. A necessidade de consciencialização está na base da essência do festival Art Nature Fest, e a arte será o canal principal de transmissão.  Promover o desenvolvimento comunitário e a criação artística de forma sustentável, em simbiose com a natureza e tendo como base a comunidade local dando-lhe uma maior vitalidade.

   Pretendemos ser mais que um festival, provocar impacto social localmente, na sociedade em geral e, em última instância, promover a mudança social.

   Neste festival, espera-se mostrar os recursos da região e sensibilizar a sociedade para a sua utilização de forma sustentada. Assim como, encontrar inspiração nas características na região, na sua paisagem e na própria comunidade local. Durante festival, juntar-se-á o entorno paisagístico e a riqueza cultural e etnográfica envolvente à criatividade dos artistas e de todos os que queiram participar. No sentido de minimizar o impacto ambiental do festival e consciencializar, a organização do festival irá reduzir ao máximo a utilização de plásticos na do festival.

   Este momento mostra-se como uma oportunidade para criar, inovar, experimentar e partilhar todas as fases do processo com o grupo de intervenientes e com todos aqueles que se juntem. Independentemente da forma que encontrarem para participar, será gratificante fazer parte desta sinergia, que tenta ser simples, e o mais em conformidade com o meio possível.

   Supõe-se então, uma fusão entre artistas/participantes e a comunidade , onde o rural e o urbano, o tradicional e o contemporâneo se irão complementar. O resultado deste trabalho será exposto um pouco por toda aldeia e no fojo do lobo, onde a Natureza será o palco no qual a arte se vai exprimir.

Onde e Porquê?

Aldeia de Fafião

   As condições naturais e paisagísticas adequam-se na perfeição ao enquadramento do conceito do festival ArtNaturefest.

   O Fojo dos Lobos da aldeia de Fafião será palco principal das intervenções e expressão artística, pela sua forte influência na cultura local e sobrevivência da própria comunidade.

Quando?

   Evento a realizar nos dias 29 e 30 de Junho de 2018

   Durante estes dois dias haverá oportunidade de visitar a aldeia de Fafião que estará de portas abertas para todos quiserem conhecê-la como um grande atelier, onde as peças serão enquadradas e algumas finalizadas no espaço, da forma mais adequada, sempre respeitando e em simbiose com a Natureza. Existirão atividades diurnas e noturnas. Algumas das obras poderão manter-se no espaço por um período de tempo a determinar.

Para quem?

   O ArtNatureFest destina-se à população local e população em geral, a qualquer visitante/artista que queira participar ou apenas visitar o festival.

Custo

   Acreditamos que o festival deve ser carácter gratuito para quem o visite possibilitando assim a participação de todas as camadas da população.

Divulgação

   Pretendemos preservar e fomentar a partilha, o boca-a-boca será uma forma de divulgação e conta-se com todos os intervenientes para esse efeito. Todos os meios de comunicação, inclusivamente web, serão também explorados como forma de divulgação.

 

Anúncios